quarta-feira, abril 05, 2006

Sofa Surfers

"Os quatro de Viena estão de volta. Os Sofa Surfers regressam a Portugal para apresentar o aguardado sucessor de "Encounters". Chama-se simplesmente "Sofa Surfers", mas é mais conhecido como "The Red Album". O conhecimento trava-se a 7 de Abril em Lisboa ou no Porto, no dia seguinte.
O álbum chega após uma ausência discográfica de três anos e meio e marca uma ruptura em relação ao anterior. Wolfgang Schlögl, Markus Kienzl, Michael Holzgruber e Wolfgang Frisch dispensaram boa parte da maquinaria e optaram por uma única voz. Afinal, o objectivo era marcar a identidade dos Sofa Surfers enquanto banda, o que implicou uma espécie de "regresso às origens".
"Estávamos à procura de um som que não precisasse de se esconder atrás de efeitos", explica Schlögl. "Queríamos que as fontes de som se apresentassem de uma forma muito nua". Daí que se note uma maior preocupação em escrever para o alinhamento clássico do rock: guitarra, baixo e bateria. A voz, de recortes mais R & B, escreve o fio condutor que dá coerência ao álbum, mantendo-o, de alguma forma, na linha dos Sofa Surfers.

Produtores de uma sonoridade orgânica própria, inspirada nos ensinamentos do dub, do jazz, do pós-rock e do hip-hop, os Sofa Surfers são uma espécie de elo de ligação entre a facção mais experimentalista, electrónica e agreste da cena musical de Viena - encarnada por nomes como Patrick Pulsinger, Gerhard Potuznik ou Ramon Bauer - e os mestres do breakbeat mergulhado em dub narcótico e respectivos derivados - como Kruder and Dorfmeister, Uptight Productions ou Walkner Möstl. "

in Público