domingo, outubro 22, 2006

O Mistério do Jogo das Paciências

Em tempos alguém me falou, com muito entusiasmo, deste livro com teorias interessantes e viagens a mundos imaginários. Oferecido com o mesmo entusiasmo, algum tempo ficou na prateleira até realmente pegar nele e começar uma leitura intensa, num devorar páginas até ao fim...
Faz já alguns anos que o li, mas ainda tenho na memória alguns detalhes que se misturam já com as minhas próprias idéias.
Até já o recomendei como um livro de fácil leitura para quem não gostava de ler...




Sinopse: Este livro foi galardoado com dois prémios literários na Noruega. Foi também o livro que, um ano mais tarde, o levaria a escrever o bestseller mundial «O Mundo de Sofia». Tudo se passa em torno de um rapazinho de doze anos que, com seu pai, viaja em busca do Ás de Copas, perdão, da mãe, que partira oito anos antes para a Grécia à procura de si mesma. Pelo caminho, pai e filho são desviados por um misterioso anão para uma aldeia perdida nos Alpes, onde um não menos misterioso padeiro entrega ao rapaz um livro minúsculo escondido dentro de um pão. A viagem real prossegue, em pararelo com o mundo de fantasia, e sucessivas coincidências criam aproximações que vão conferindo um significado inesperado ao desenrolar dos acontecimentos. Um livro que fascina de muitas maneiras, em especial pela forma como o autor constrói uma engenhosa representação do mundo a partir de um jogo de cartas.

"Um jocker pode transformar o mundo, basta para isso nunca esquecer as suas origens e o seu criador. Jostein Gaarder no seu melhor, transforma um baralho de cartas numa viagem à nossa consciência."
Sónia Joana Marques





Lembrei-me dele... Um dia destes tenho de o reler.